quinta-feira, 5 de maio de 2016

Stoner, de John Williams - TAG Experiências Literárias

Oie meus queridos e minhas queridas, ou as moscas que me lêem...

Recebi meu primeiro kit da TAG e fiquei extremamente ansiosa e feliz com a experiência que iria experimentar.

Primeiro que o kit é lindo demais, já mostrei em post anterior aqui no blog.

O que mais me chamou a atenção dessa assinatura da TAG é a curadoria. São escritores de renome no cenário da Literatura Contemporânea que indicam seus livros favoritos.

Esse mês a curadora foi a minha queridinha Leticia Wierzchowski, o que, para mim, já fez toda a diferença. E vamos a ele: Stoner, de John Williams.

Primeiramente, nunca tinha ouvido falar nesse escritor americano, nem tampouco nessa obra.

Confesso que me identifiquei muito com a temática e fico me perguntando se outros leitores que não estejam familiarizados com esse ambiente docente universitário tiveram a mesma impressão – não sei.

Trata-se de um romance  Buldingsroman (romance de formação) que narra a história de William Stones, filho de camponeses humildes que descobre sua paixão pela Literatura e torna-se professor universitário. E então acompanhamos o seu casamento fracassado e suas relações complicadas, tanto na Universidade e em todos os outros âmbitos de sua vida.

Fica muito evidente essa distância entre os mundos dos pais de Stoner e o ambiente universitário que passa a ser a sua vida. Seria como trabalho braçal/físico x trabalho intelectual.

“(...) Stoner, desde criança, pensava neles (pais) como velhos. Aos 30 anos, seu pai aparentava 50; encurvado pelo trabalho, contemplava sem esperança o árido pedaço de terra que sustentava a sua família de um ano para o outro” (p. 8).

Linda prosa, cheia de poesia e sentimento, como podemos observar: “(...) muitas vezes, durante a pausa entre o jantar e ir para a cama, os únicos sons que podiam ser ouvidos eram de um corpo de mexendo com dificuldade numa cadeira e o ranger mouco da madeira cedendo cada vez mais sob o peso dos anos” (p. 9).

No início há um choque: sabemos todo o enredo já no primeiro parágrafo. Logo após, há um segundo choque: a narrativa é lenta e o leitor, em certos momentos, acaba se cansando – logo nas primeiras páginas.

Eu, particularmente, fiquei muito irritada com a esposa dele e como ele reagia à certas atitudes dela, mas é exatamente isso que encanta em John Williams: como ele narra... é muito envolvente, quase visceral.

Amei o livro, muito porque o que ele narra faz parte do meu cotidiano também. E mais, o papel transformador da Literatura na vida dele (e de todos que com ela se envolvem): “Tomou consciência de si mesmo de um jeito que nunca lhe ocorrera antes” (p. 20).

Fiquei encantada também em perceber que, mesmo diante de toda a dificuldade que Stoner passa, e todo o sentimento de não-pertencimento, a sua paixão pela Literatura fez com que ele superasse todos os obstáculos, e alguns casos, abicou também de várias outras paixões.


Várias são as lições de vida que o Prof. Stoner nos deixa, dentre elas: “Você precisa lembrar o que você é, o que escolheu ser e o significado do que está fazendo” (p. 44). Eu acrescento ainda que você é o único responsável por suas escolhas. 

Achei, por fim, que há um flerte com o romance O Professor, de Cristóvão Tezza (existe post sobre esse livro aqui no blog).

Enfim, boa leitura!!!
Baci


Nenhum comentário:

Postar um comentário