quinta-feira, 4 de outubro de 2012

histórias de Clarice Lispector - conteúdo adulto!!!


Oie... 

Estava lendo Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector (já postei uma análise da primeira história, que inclusive leva o mesmo nome...) e me deparei com uma história f.a.n.t.á.s.t.i.c.a: Cem anos de perdão.

Só que eu fiz uma leitura e análise erótica da história, e portanto esse post tem conteúdo adulto. Não considerem minha interpretação para provas de vestibulares e coisas afins, pois ela decorre única e exclusivamente da minha cabeça (se alguém, em algum lugar, já pensou dessa forma, me avisem...)

A começar pelo nome: Cem anos de perdão nos remete à atitudes reprováveis, certo? E Clarice mesmo começa a história “Quem nunca roubou não vai me entender. E quem nunca roubou rosas, então é que jamais poderá me entender. Eu, em pequena, roubava rosas” (p. 60).

retirada de http://mil-imagenes.blogspot.com.br/2011/07/rosas-rojas.html

Mas o perdão que a narradora aspirava não era para o roubo e sim as "autocarícias" que se fazia e que achava que necessitava perdão!

A metáfora da rosa aplica-se perfeitamente nesse caso: eram meninas que estavam no auge das descobertas, eram rosas que estavam desabrochando. Inclusive uma comparação que podemos estabelecer entre as rosas e os órgão genitais das meninas: “Bem, mas isolada no seu canteiro estava uma rosa apenas entreaberta cor-de-rosa vivo. Fiquei feito boba, olhando com admiração aquela rosa altaneira que nem mulher feita ainda não era” (p. 60).

E então inicia-se a vontade de se auto acariciar: “Eu queria poder pegar nela” (p. 61).

A narradora, ao final, conta-nos que também roubava pitangas: “Mas pitangas são frutas que se escondem: eu não via nenhuma. Então, olhando antes para os lados para ver se ninguém vinha, eu metia a mão por entre as grades, mergulhava-a dentro da sebe e começava a apalpar até os meus dedos sentirem o úmido da frutinha” (grifo meu, p. 62).

retirado de http://www.fruitipedia.com/pitanga.htm

Gentem, que fofooooo.... a menininha se descobrindo!!! Pois “as pitangas, por exemplo, são elas mesmas que pedem para ser colhidas, em vez de amadurecer e morrer no galho, virgens” (p. 62).

Leiam a história toda... é bem curtinha e fofinha!!! Depois me contem qual a interpretação que fizeram...

Baci

Nenhum comentário:

Postar um comentário