segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

The vines of Mendoza: The tasting room


Oie...

O Sr. PC estava realmente com vontade de provar vinhos... Nossos dias em Mendoza estavam bem tomados e ele queria muito ir nesse The Vines of Mendoza – the tasting room - e o único tempinho livre que tivemos foi no último dia de viagem à tarde. Então fomos né?

Eles oferecem diversas opções de degustação, com diversos preços, inclusive. Mas você pode pedir uma degustação e dividi-la com alguém (não precisa pedir uma para cada pessoa)...

Nós escolhemos a Reservas de Argentina – O melhor da Argentina. E como o melhor da Argentina, veio repleto de Malbec (para a alegria do Sr. PC...)



Foram esses os vinhos (claro que as descrições eu copiei, pois meu nível de entendimento de vinho não me permite esse tipo de análise, enfim...):

PULENTA ESTATE BLEND 2009 (Região: Luján de Cuyo, Mendoza; Composição varietal: 55% Malbec e 45% Cabernet Sauvignon)
Este corte provém de vinhedos com 20 anos de idade, elaborado mediante um processo delicado e seletivo. Sua cor é intensa e profunda tonalidade de bordô, seus aromas são extremamente complexos com notas de cerejas, ameixa e notas de especiarias provenientes da guarda de 12 meses em barrica de carvalho francês, sendo que 30% deles, de primeiro uso. Na boca se apresenta harmonioso e balanceado.
         
BRESSIA MONTEAGRELO 2009 (Região: Luján de Cuyo, Mendoza; Composição varietal: 100% Cabernet Franc) – O MELHOR DO MUNDO!!!!
De cor vermelho escuro. No nariz atrativo, relembra groselhas vermelhas e negras, ervas frescas (esse eu senti... e amei!!!), flores, café, chocolate ao leite e alcaçuz. Seu final longo e vivo, com taninos suaves e notas persistentes de uva passa, flores e ervas.

CARINAE GRAN RESERVA 2008 (Região: Pedriel, Luján de Cuyo, Mendoza; Composição Varietal 100% Malbec)
Envelhecido por 15 meses em barricas novas de carvalho francês. Presença de frutas vermelhas e negras, características do Malbec, com notas de baunilha e chocolate adquiridas na barrica.

GRAN ESTIRPE 2008 (Região: Luján de Cuyo, Mendoza; Composição varietal: 100% Malbec)
A explosão de fruta no nariz é sua característica mais evidente, com uma marcada tendência a frutas vermelhas, aromas de uva passas e café, provenientes do seu envelhecimento na barrica e na garrafa. Na boca se nota um vinho fresco e frutado, com final médio e elegância suave, produto de sua fermentação maloláctica.

MENDEL UNUS 2010 (Região: Luján de Cuyo, Mendoza; Composição varietal: 70% Malbec e 30% Cabernet Sauvignon)
Envelhecido 16 meses em barricas novas de carvalho francês. De cor roxo médio, o vinho mostra um bouquet esplêndido de especiarias, lavanda, groselha, amoras e balsâmico.

De toda esse experiência, além da possibilidade de comparar diversos vinhos (o que dificilmente acontece...), eu descobri minha uva preferida: Cabernet Franc!!!! Amei, principalmente, o cheiro de ervas/mato que me lembrou... Nossa, uma delícia!!! Não sei se todos os Cabernet Franc´s nos remetem a esse aroma, mas se tiverem, eu só vou querer tomar esse tipo de uva!!!



Bom, com esse post eu encerro a nossa viagem, pois o intuito aqui era colocar material relacionado à literatura e culinária (aqui estendendo um pouco para a enogastronomia...)!!!

Quem gostou dos posts levanta a mão!!!

Baciiiiii

Nenhum comentário:

Postar um comentário