terça-feira, 27 de novembro de 2012

O espírito da prosa, de Cristovão Tezza

Oie...

Enfim, mais uma resenhazinha...




Não sei ao certo ainda qual a minha opinião sobre o livro... Acho que eu gostei dele mas como uma profissional da área de Letras. É interessante também para escritores iniciantes e para estudantes de Cristóvão Tezza. Amantes de literatura em geral também... mas não é um livro fácil e fluido!!! 

Creio que fiquei muito presa à primeira frase do livro, quando ele fala “Este não é um trabalho acadêmico” (p.09)... Porque fiquei a leitura inteira achando que era sim uma espécie de trabalho acadêmico, ou então uma grande parte do livro!!! Sim, pois em meio à citações de Bakhtin, e conceitos de dialogismo, polifonia e carnavalização, confesso que fiquei um pouco confusa.

Sensação de estranhamento também tive com o narrador, pois ao iniciar a leitura sempre me perguntava: “Será que é ele (Cristóvão Tezza) ou é um narrador fictício criado por ele?”. Até que na página 15 veio a explicação: “[...] se o leitor aceita que as palavras que ele lê agora são a expressão direta e intransferível das opiniões de Cristovão Tezza, ele mesmo, por mais confusas e enganadoras que sejam, ele está diante de um não romance, uma não ficção [...]”. “Mas se o leitor sente nestas palavras um outro que fala (um narrador abstrato, por exemplo), com intenção estética (isto é, com intenção de elaborar uma obra fechada de representação de um ponto de vista que não é, necessariamente, ou completamente, a de CT; que, enfim, não pode ser de modo chapado a do autor), ele estará diante de prosa romanesca, ainda que embrionária” (p. 15).

Enfim, o que achei é que é uma autobiografia literária com alguns traços autobiográficos, e que poderia ser o contrário. Entretanto, apesar de alguns pequenos traços de humor, achei a linguagem mais acadêmica.

É interessante para conhecer algumas particularidades do autor e um pouco do seu processo de escrita, como por exemplo: “Escrevi praticamente todos os meus livros prazerosamente à mão, em folhas finas amarelas, até 2005” (p. 79).

Mas se você não é: da área de teoria da literatura; escritor em potencial; estudante de Cristovão Tezza, sugiro que você leia todos os outros livros desse queridíssimo autor que são divinos e maravilhosos e por último leia esse, ou comece por esse, mas leve em consideração tudo o que falei anteriormente!!!

Baci

Nenhum comentário:

Postar um comentário