sábado, 21 de abril de 2012

Todos os dias na Toscana, de Frances Mayes



A cada leitura de um livro você tem oportunidade de viajar, ou então de reviver uma viagem. Foi essa a minha experiência com Todos os dias na Toscana, de Frances Mayes (sim, foi ela quem escreveu Sob o sol de Toscana).

Bom, para eu que adoro literatura e culinária, e de quebra relatos de viagens pela Toscana, Úmbria, Ligúria, etc... não poderia ter combinação mais perfeita! O livro é uma delícia e uma fofura, a começar pela capa... (foto tirada do alto da Igreja de Cortona!!!).


O único porém é que dá uma fome inacreditável ao ler Mayes... Para quem está fazendo dieta (como essa pessoinha que vos fala) é tortura!!! Mas é delicioso, ao mesmo tempo.... “Depois de uma mesa com cinquenta opções de antepastos, uma grande travessa de ravioles recheados de pecorino e presunto levemente defumado e galinha assada no tijolo. Giuseppe traz cinco caixas de chocolates Amedei para provarmos. [...] Em seguida, com um sorriso diabólico, ele serve uma travessa de gorgonzola cremosa tão deliciosa que fico querendo lamber a concha” (p. 18).

Todos os dias na Toscana conta a experiência que Mayes vive ao longo das quatro estações do ano em Cortona, região da Toscana, na Itália (quem leu Sob o sol de Toscana irá lembrar). É muito bom viver, ou re-viver (como eu), com a autora os costumes, cultura e culinária dessa pequena região da Itália.

Ela também faz uma vasta descrição de suas viagens a outras regiões da própria Toscana, Úmbria, Ligúria e muito mais... Para os amantes da arte, principalmente arte renascentista, Mayes vai atrás dos rastros de Luca Signorelli (pintor renascentista nascido na Toscana).

E o legal também do livro é que contém a maioria das receitas mencionadas, então não ficamos só na vontade (podemos guardá-lo também como livro de receitas)...

Sou meio suspeita para falar desse livro por vários motivos:
1.      Amo esse tipo de literatura;
2.       Amo Frances Mayes;
3.       Amo a cultura, culinária, arte Italiana;
4.       Amoooooo a Toscana...
5.       Quero voltar para a Toscana (sempre!!!)

Me identifiquei muito com o livro pois revivi uma viagem maravilhosa que eu e o Sr. PC (meu maridinho lindo) fizemos para essa região em 2010. Fiquei encantada com Cortona, nem sei como expressar...

Fiquei impressionada com a beleza da cidade, com a sua história (ande eles escavam eles acham herança etrusca), com o cuidado com que seus moradores cuidam de suas casas, os moradores acolhedores... Só passando alguns dias para vocês entenderem o que eu digo (ou lendo Frances Mayes, kkkk).

A tranquilidade da cidade, onde os gatos dormem do lado de fora da loja de antiguidades, e cachorros esperam tranquilos do lado de fora da confeitaria...



... É contrastada com a alegria de seu povo, que sempre se reúnem na piazza para um café, uma taça de vinho ou uma pasta... Ou até para festejar, festejar as amizades, a alegria, ou algum outro motivo....

essa sou eu...


Baci

Nenhum comentário:

Postar um comentário